Matemáticos se antecipam e Cruzeiro já colocou o primeiro pé na Libertadores
De acordo com os dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 84,2% de chance de se classificar para a Copa Libertadores da América do ano que vem através do Campeonato Brasileiro. Essa porcentagem mostra que o time celeste é um dos favoritos a ficar entre os seis primeiros colocados da competição nacional de 2024.
A efeito de comparação, o Cruzeiro só tem uma probabilidade menor de classificação à Libertadores do que Flamengo e Botafogo, que registram 93,6% e 92,2%, respectivamente. O Rubro-Negro lidera com 40 pontos e um jogo a menos, enquanto o Alvinegro tem os mesmos 40 pontos, mas com uma partida a mais após 20 rodadas disputadas.
Já o Cruzeiro aparece na 5ª posição com 35 pontos em 19 jogos. O time celeste tenta se aproximar dos líderes e entrar no G4, que atualmente é composto pelo 3º colocado Palmeiras (36 pontos em 20 jogos) e o 4º Fortaleza (36 pontos em 19 partidas). Os matemáticos da UFMG também apontaram a Raposa com 17,7% de chance de ser campeã, atrás apenas de Flamengo (32,1%) e Botafogo (25,3%).
Cruzeiro tem grandes chances de ir à Libertadores
“Eu acho que ainda é cedo para se colocar como um pretendente ao título, mas nós temos que nos desafiar jogo a jogo. Se nós tivermos êxito, eventualmente, mais para frente, a gente pode se colocar neste cenário”, destacou o técnico Fernando Seabra. Vale lembrar que o Cruzeiro tem 100% de aproveitamento atuando como mandante e vai enfrentar os principais concorrentes ao título em casa no returno (Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, São Paulo e Bahia).